Tonometria de aplanação
Campo Grande - MS

Saiba mais

É a medida da pressão intraocular, por meio de um aparelho específico chamado Tonômetro de Goldmann (padrão-ouro), baseando-se no contato de um instrumento à superfície da córnea previamente anestesiada. É um exame rápido, realizado após a instilação de colírio anestésico e da fluoresceína.

O exame não é desconfortável, mas é necessária colaboração do paciente para fixação do olhar.
O paciente é orientado para encostar a região frontal na testeira tocando-se o centro da córnea, previamente anestesiada, com o instrumento.

A Tonometria de aplanação é indicada para diagnosticar e acompanhar casos de hipertensão ocular secundária a medicamentos tópicos (colírios, havendo indicação deste exame em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares: catarata, glaucoma, refrativa, transplante de córnea, descolamento de retina, vitrectomia).

Atendemos